domingo, 19 de agosto de 2012

NIHONJIN - A força e a leveza da narrativa de Oscar Nakasato


Quero indicar aos amigos a leitura de Nihonjin, obra de Oscar Nakasato, vencedor do 1º Prêmio Benvirá de Literatura. Trata-se de um romance espetacular, em verdade uma reconstrução histórica de alguns dos mais importantes aspectos da imigração japonesa no Brasil, o que por si só vale a indicação, tendo em vista ser essa uma vertente ainda pouco explorada na literatura brasileira. Mas o livro é muito mais que isso. Sua trama foi competentemente construída ao rés dos conflitos que marcaram a vinda e a vida daquelas pessoas oriundas de uma nação cuja cultura é muito diferente da nossa.
O protagonista é Hideo Inabata, “um japonês (nihonjin) orgulhoso de sua nacionalidade”, e o narrador é seu neto, um observador privilegiado dos acontecimentos que marcam não apenas a história e os conflitos do avó, mas a transformação social pela qual passa  toda uma sociedade, em princípio trabalhadores rurais semi-escravizados, e com o passar do tempo, comerciantes, profissionais liberais, agricultores.
As dificuldades de adaptação, a saudade, os costumes, o orgulho, a disciplina de um povo, enfim, os dramas, tudo é narrado em uma “linguagem objetiva”, mas nunca pobre, “sem firulas”, mas antes de tudo bela, onde prevaleça certa necessidade do autor por dizer nem mais nem menos que apenas o necessário, o que é feito brilhantemente, pois no correr da leitura a nossa percepção é a de que tudo está perfeitamente ajustado, as arestas aparadas, enfim, nada sobrando ou faltando.
Em Nihonjin, a tradicional literatura nipônica e a brasileira se interpenetram, mas tal é a força e a leveza da narrativa de Nakasato que temos a impressão de que é descendente direto de grandes ficcionistas japoneses, como Tanizaki, Okutagawa ou Kawabata, três décimos, digamos, de uma literatura quase ignorada do público brasileiro, mas tão antiga e rica quanto as melhores literaturas ocidentais.

* Confira AQUI artigo publicado no Rascunho e uma breve entrevista com o autor.

Nenhum comentário: