sexta-feira, 22 de junho de 2012

Meu querido São João


Em 2009 passei o São João em Almadina, pequena cidade aqui do sul da Bahia. Confesso que – embora já tenha estado em festas como as de Senhor do Bonfim, Caruaru e Campina Grande – foi um dos melhores da minha vida, pois tudo é muito simples e tradições profundas, como formar quadrilha e pular fogueira, estão preservadas e são cultivadas com espontaneidade. Há fartura nas mesas e cadeiras na calçada.
À época, o que mais me chamou a atenção foi algo bastante curioso: transeuntes se achegam próximo às casas perguntando aos membros de uma família qualquer: São João passou por aqui? Se a resposta for positiva, então a pessoa tem permissão para entrar na residência e se servir da mesa daquele que passa a ser seu anfitrião. Tudo é movido por muita brincadeira, alegria e deliciosos licores. É a festa mais bonita e gostosa que eu conheço. Também é a maior festa do nordeste e não o carnaval, como muito podem pensar.

Aproveito para compartilhar alguns haikais que escrevi em decorrência dessa vivência que tive. Todos eles estão em Outros Silêncios (Mondrongo Livros, 2011).

noite de são joão –
fogueiras lambendo o céu
ofuscam estrelas.


devotas na igreja
agradecem pelas graças –
nos bares cerveja.


do mel do cacau
o delicioso licor –
chegou o são João. 

Nenhum comentário: