quarta-feira, 9 de maio de 2012

Mais um ano de vida


Chego hoje (09) aos 41 anos com a sensação de que estou no auge das minhas competências e por isso me sinto bem. Respiro suavizado, pois nada há de mais gratificante que isso: compreender que a vida é um caminhar constante e que somos capazes de nos moldar da mesma maneira que faz o oleiro com o barro bruto. O oleiro sabe que a perfeição é inalcançável e mesmo assim a persegue. Não tenho tal pretensão, mas procuro consagrar meu tempo a tudo que me parece mais importante.
Nesse dia, sobretudo, o que almejo e preciso é de mais tempo. Mais tempo para a minha filha. Mais tempo para minha esposa, para a minha mãe. Mais tempo para alguns amigos. Desse modo, estou certo, estarei dedicando muito mais tempo a mim.

O poema abaixo começou a ser escrito em maio do ano passado e me parece que agora encontrou a sua versão definitiva.

Crônica dos meus 40 anos

Estás ficando velho!
Foi o que me disseram
alguns amigos
agora que cheguei
ao quarenta anos.
Isso foi ontem
e não me desanima.
Hoje fitei o sorriso
da minha filha
nos braços de minha mãe
e concluí:
a vida não é uma ilha.
Hoje aprendi
que o avesso da minha voz
         são esses versos
              singrados
por múltiplas caravelas.
Ouve,
           deles
                     vaza
o que à vida falta.

3 comentários:

BAR DO BARDO disse...

Parabéns pela data natalícia e pela poesia - que renasce a todo instante.

Anônimo disse...

Parabéns grande poeta dos Haikais e canções...Saúde e Vida Longa, seu amigo, Miguel Carneiro

Fátima Santiago disse...

Parabéns, poeta e amigo querido. Entrar nos "enta" publicando um poema cuja realização traduz maturidade poética e completude de vida é muito bom. Um presente para o leitor e para si mesmo. Felicidades mil. Abraço forte.