quarta-feira, 11 de abril de 2012

Livro com inéditos de Sosígenes Costa terá lançamento duplo em Salvador

Clique na imagem para ampliar
A Mondrongo Livros - Editora do Teatro Popular de Ilhéus, lança em Salvador, Cobra de duas cabeças, obra de Herculano Assis, organizado por Gustavo Felicíssimo, trazendo poesia e prosa inéditas de Sosígenes Costa. O evento ocorrerá na Academia de Letras da Bahia, na próxima quarta-feira, dia 18, a partir das 18 horas, e no Sebo Praia dos Livros, no Largo do Porto da Barra, dia 19, entre 17 e 19 horas. Na sequência do segundo dia acontece o imperdível Pós-Lida, com participação do antropólogo e historiador Luiz Mott e do poeta Glauco Mattoso (via internet).
Sosígenes Costa é considerado por especialistas como um dos maiores poetas baianos de todos os tempos, mas o ponto alto e inusitado da obra são textos teóricos sobre literatura, em que aborda a obra de poetas como Ferreira Gullar, Manuel Bandeira, Raul Bopp, entre outros. A obra recupera ainda uma rara entrevista de SC, concedida ao editor e jornalista Reynaldo Jardim, publicada nos anos 50 na 2ª edição da revista Marco, no Rio de Janeiro. Cobra de duas cabeças trás também textos críticos de Jorge de Souza Araujo e Heitor Brasileiro Filho, bem como anexos fotográficos do acervo familiar, manuscritos e originais datilográficos.  

Duas opiniões sobre Cobra de Duas Cabeças:

Cobra de duas cabeças, obra que resulta de amorosa pesquisa e justificado penhor, caros à memória de um poeta de excelência, aqui observado como pensador e crítico notabilizado por uma verrina que de tão surpreendente constitui-se mais ainda afeta à literatura baiana e brasileira.
Jorge de Souza Araujo

Os textos reunidos, particularmente a prosa, desmistificam a imagem quase sempre contemplativa, compenetrada, e até sisuda do poeta.  O que aparenta pouco para um autor da literatura brasileira, no caso específico de SC é muito significativo porque ajuda a compor um complexo mosaico. Traços de uma personalidade mitificada, exatamente, por ausência de informações precisas sobre sua vida e seu pensamento “objetivo”.
Heitor Brasileiro Filho

Site da Mondrongo: www.mondrongo.com.br

2 comentários:

Fátima Santiago disse...

Irei na quinta-feira, no final da noite. Você irá ficar lá no Sebo até umas 22h?
Abraços.

Gustavo Felicíssimo disse...

sim, Fátima, estarei por lá