quarta-feira, 13 de julho de 2011

Rock & Poesia na terra de Sosígenes Costa


Amanhã estarei me apresentando com a banda Enttropia na cidade de Belmonte - terra do inigualável Sosígenes Costa - na sede da Filarmônica 15 de Setembro, no evento de lançamento do livro Rua dos Avessos, de Herculano Assis.
            Levaremos para lá o espetáculo Catedrais Suspensas, o mesmo que apresentamos em Ilhéus, na Casa dos Artistas, no mês de maio, em que acompanhado do rock’n roll puro sangue da banda, recito poemas de Spleen, meu próximo livro.
O Espetáculo está dividido em quatro atos contando com uma progressão impetuosa e estética entre as músicas e os poemas.
O primeiro ato, intitulado O lúdico Surreal, estabelece uma relação íntima e primordial com o quimérico e o onírico presente na infância recordada ou imaginada. O segundo ato, A Ruptura com o Onírico, proporciona um contato
com a dor, o torpe, o cotidiano e com o tédio, o maior dos grilhões para o esteta.
Este ato personifica a melancolia, fruto da relação entre o olhar poeticamente onírico de outrora e as rupturas nocivas do cotidiano mortal e pueril.
            Terceiro ato: A Revolta dos Estetas. É o clímax do espetáculo. A revolta poética e estética contra tudo aquilo que outrora acorrentou os estetas, revolta retomada sob forma de reflexão poética e musical, estabelecida pelos poemas e músicas que se encaixaram nesta perspectiva com muita sofisticação.
O quarto ato é Retorno ao Surrealismo Onírico. Retorno aos domínios perdidos. Ruptura com os grilhões que aprisionam as almas dos poetas e selam as portas da percepção dos mesmos. Este ato conclusivo afirma a autonomia e a consciência, emancipados também no exílio interno que deve ser descoberto dentro de cada ser. Bem descrito no poema “Canção do meu Exílio” e na música “Catedrais Suspensas” que personificam esses exílios sob um prisma estético e surreal. Apresentamos neste ato, em perspectiva poética e filosófica, uma visão do donjuanismo, que também fomenta essa relação com o retorno ao poético e estético, com o poema “Monólogo de Don Juan” e a música “Sete Espinhos”.

Serviço:
Espetáculo Catedrais Suspensas, com a banda Enttropia e o poeta Gustavo Felicíssimo, no lançamento do livro Rua dos Avessos, de Herculano Assis.
Sede da Filarmônia 15 de Setembro
Entrada: Gratuita
Belmonte - BA

Nenhum comentário: