segunda-feira, 20 de junho de 2011

O melhor da Geração Zero Zero?



Há poucos dias recebi do poeta e ficcionista João Filho, um convite para o lançamento de uma antologia de contos, organizada por Nelson de Oliveira, cujo singelo título é Geração Zero Zero, uma clara alusão aos escritores surgidos na primeira década deste século, cuja produção literária foi reconhecida em primeiro lugar por sua vitalidade, expressa na multiplicação de blogs, revistas, antologias e livros de estreia que lançaram uma multidão de novos escritores aos olhos de leitores e críticos às vezes aturdidos, ou ao menos desorientados.
De um período de acelerada atividade, como foram os anos 2000 para a literatura brasileira, como recolher em meio à balbúrdia textual aquilo que ela trouxe de mais valioso? É essa pergunta incômoda que o crítico e escritor Nelson de Oliveira encara em Geração Zero Zero: Fricções em rede (Língua Geral, 408 pp., R$ 45), livro que se anuncia já na contracapa como uma reunião dos “melhores ficcionistas brasileiros surgidos no início do século XXI”. Será? Embora reconheça a qualidade do texto de alguns contistas selecionados, particularmente, tenho a tendência a ignorar e desacreditar dessas pretensões superlativas que julgo tão megalomaníacas como chauvinistas.

          Em todo caso, sugiro que se Clique AQUI para ler uma entrevista com Nelson de Oliveira sobre o trabalho de organização do livro, e AQUI para ler a resenha da crítica Beatriz Resende.

2 comentários:

Anônimo disse...

claro que é pretensão superlativa e megalomaníaca, você não está lá.

Gustavo Felicíssimo disse...

Como poderia querer estar lá se sequer tenho livro de contos publicado? É preciso ler com mais atenção, caro produtor de arroubos imberbes.