segunda-feira, 21 de março de 2011

Entrevista com o poeta árabe Adonis


Adonis, aos 80 anos, apontam os especialistas, talvez seja hoje a mais importante figura poética do mundo árabe. Seu nome próprio é Ali Ahmad Said Esber, e seu pseudônimo refere-se ao deus de origem fenícia, símbolo da renovação cíclica. Sua poesia defendeu, com muito êxito, a renovação da poesia árabe.
É autor de vasta obra poética e ensaística, traduzida para diversos idiomas, embora no Brasil esteja publicado apenas em revistas de literatura e arte. Também é tradutor, tendo vertido para o árabe obras de autores importantes da literatura ocidental, como a de Ovídio, Saint-John Perse e Yves Bonnefoy. Atualmente mora em Paris e nos últimos anos seu nome tem sido fortemente esperado para o Nobel de Literatura.
            A entrevista foi feita pelo jornalista Guilherme Freitas e publicada n’O Globo de 19 de março. Nela, Adonis explica sua leitura da tradição poética árabe, certa linhagem de pensadores iconoclastas e antirreligiosos e aponta a promiscuidade entre política e religião nas sociedades árabes contemporâneas. Crítico radical do monoteísmo, ele fala também sobre os impasses no diálogo entre Ocidente e Oriente. LEIA AQUI. 

Um comentário:

romulo disse...

Muito bom. Como neto de vó espanhola tenho afinidade com o mundo árabe. Tenho mais familiaridade com a música, cerâmica, contos e arquitetura moçárabe, mourisca. Da poesia preciso me aproximar mais. Muito lúcido o véim, gostei de conhecer.