terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Botando a leitura em dia

Devido ter adentrado na fase aguda do meu trabalho sobre o haikai na Bahia é que tenho lido muito pouca coisa que não seja concernente ao tema. Mas li “A duração do dia”, obra mais recente de Adélia Prado, lançada em dezembro de 2010.
O fato de ser a obra mais recente da autora não significa que ela traga algo novo para a sua escrita. Em verdade, a receita da sua poesia continua imutável: uma porção de cristianismo, outra de uma espécie de diário íntimo, e para concluir, uma pitada de metafísica existencialista (já que todo existencialismo é metafísico). Agora é só mexer e o resultado é o mesmo impresso em “Bagagem”, seu livro de estreia, publicado em 1976, por indicação de ninguém menos que Carlos Drummond de Andrade. Só que a sua poesia já não é mais nenhuma novidade.
Confesso que esperava mais.
Da obra, o poema que gostei trás o impensável título Harry Potter, o leitor entenderá por que.

Harry Potter

Quando era criança
escondia-me no galinheiro
hipnotizando galinhas.
Alguma força se esvaía de mim,
pois ficávamos tontas, eu e elas.
Ninguém percebia minha ausência,
o esforço de levantar-me pelas próprias orelhas,
tentando o maravilhoso.
Até hoje fico de tocaia
para óvnis, luzes misteriosas,
orar em línguas, ter o dom da cura.
Meu treinamento é ordenar palavras:
Sejam um poema, digo-lhes,
não se comportem como, no galinheiro,
eu com as galinhas tontas.

A autora falando sobre sua obra:

Um comentário:

Jorge Elias disse...

Certa vez, um poeta amigo meu me disse que com poesia é assim mesmo: chega-se um momento em que o zenith é atingido ... Depois resta ou a depressão, ou partir para a prosa, insistir na mesmice, suicidio ...
Os dois primeiros livros de Adélia Prado foram os que mais me chamaram a atenção. Não lí todos mas, é como vc disse, nada de novo.
Ainda não li o mais recente mas li uma edição especial da biblioteca Nacional em homenagem à Adélia com poemas inéditos (deu para perceber a recorrência dos temas pontuados por vc).
Sigamos ...
Abraço,