sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Dendê no Haikai: mais uma ótima notícia em 2010


O ano 2010 termina com uma grande notícia para mim, pois o Márcio Meirelles, Secretário de Cultura aqui da Bahia, deferiu a viabilização do projeto Dendê no Haikai, de minha autoria. Trata-se de um estudo crítico e historiográfico que fiz sobre o haikai no estado, de onde saíram alguns dos precursores do haikai no Brasil. Sim, os pioneiros do haikai no Brasil são baianos! E não poderia deixar de ser, pois como diz a canção do Gil: Deus inventou de dar a primazia/ pro bem/ pro mal/ primeira vez na Bahia.
Esse é um projeto apoiado pelo edital de Edição de Coleção de livros de Autores Baianos e a publicação no Diário Oficial do Estado saiu em 20 de dezembro, coroando um ano formidável. De quebra, além do meu ensaio, ainda levo para publicação um livro inédito, de haikais infantis, do mestre Carlos Verçosa e o livro As quatro estações, do Piligra.

Como se não bastasse, Silêncios, meu livro de estreia, está com a 2ª edição esgotada e uma 3ª a caminho para lançamento em São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, uma edição bilingue está sendo preparada por uma editora da Argentina.

É isso aí! Vamos quebrando as barreiras com conhecimento, algum talento, sem grupelhos, empurrões, compadrio e, sobretudo, sem aplaudir qualquer tipo de mediocridade.

           Que venha 2011!!!

Um comentário:

OFICINA DE CORDEL disse...

Caríssimo Gustavo, nada mais justo e merecido. Seu empenho na divulgação e análise de nossa poesia tem sido brilhante. parabéns! Que venha o resto do século XXI. Amém!
Jotacê