quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Chico, devolve o Jabuti!


É isso mesmo, caiu nas tramas da net o abaixo assinado Chico, devolve o Jabuti!. E tudo porque Chico Buarque, segundo lugar na categoria Romance, do Prêmio Jabuti, recebeu o Prêmio por melhor ficção do ano. Como assim? Ora, fácil fácil! A obra do Chico Buarque ficou em segundo lugar na categoria romance, mas ganhou o Prêmio de livro do ano!
Pergunta-se: Como pode o segundo lugar da subcategoria se transformar, depois, no primeiro lugar da categoria geral? Seria malandragem? Certo mesmo é que fica a sensação que “Se Eu Fechar os Olhos Agora”, do Edney Silvestre, primeiro lugar na categoria Romance (a mesma em que Leite Derramado, do Chico Buarque, ficou em segundo) foi, digamos, vítima de um julgamento político e não literário.                           

Pra saber mais e assinar, acesse:

4 comentários:

Hilton Deives Valeriano disse...

Isso tem tudo a ver com a mer... da esquerda! Dilma lá lá é Jabuti ora!

O Neto do Herculano disse...

Já assinei.
Parece até a entrega do Oscar,
quando o melhor diretor não recebe também a estatueta de melhor filme.

Horlando Halergia de Vocês disse...

E então? O Chico já devolveu o Jabuti? (Deve ter devolvido "pra si", não é?). E vai ter petição também para a Rússia devolver a indicação para a Copa de 2018? E o Fluminense, campeão brasieleiro, vai também merecer petição "cívica" (eca) para devolução do título conquistado?

É cada uma! Hum...

. . .

Carminha disse...

Prezados colegas: vejam o que descobri (descobri porque está lá para qualquer um também "descobrir"): Roger Mello, vencedor do Prêmio Jabuti por oito vezes (8 vezes, isso mesmo) na categoria literatura infantil, jamais foi alvo de "Petição Cívica" para que devolvesse 1 ou os 8 prêmios recebidos.

E ninguém esbravejou que foi marmelada. Nem que ele é do PT (ou de qualquer outro partido). Nem que tem olhos azuis, verdes ou castanhos. Nem que voou para Paris. Por quê? Por que os "cívicos" não fizeram também "Petição Cívica" para que Roger Mello devolvesse o que ganhou merecidamente (e por oito vezes?) Por quê, meus colegas?

Ah, outra coisa: onde "descobri" o que cito, tem também tudo sobre os mais de 50 anos do prêmio, tem o regulamento e muito mais. É o site oficial deles. Mas... Isso não deve interessar a quem só deseja mesmo é tentar esculhambar o Chico, não é?

Agora, licencinha, pois estou com leiteira no fogo e não vou permitir que o leite derrame. Não vou mesmo, no que depender de mim.

E vou reler aquele livro que tem o título LEITE DERRAMADO E PREMIADO, APESAR DA PETIÇÃO DOS PETICIOINÁRIOS ABANDONADOS. Conhecem esse livro? Já leram-no? Hein? Leram-no?

Aqui, Carminha!

.