terça-feira, 13 de julho de 2010

Contos do Japim - de Ramon Barbosa Franco

Dois investigadores sem nome tentam desvendar o assassinato de um padre, um conto narrado em três períodos da história da humanidade, um tropeiro que busca uma mula que se perdeu da comitiva, um espião brasileiro infiltrado num grupo de rebeldes da Costa do Marfim, um homem que topa com um leão dentro do seu quarto, uma loira sensual que chega para uma missão e um jovem escritor perdido com Jorge Luís Borges num labirinto habitado pelo minotauro. Estas e outras narrativas enxutas estão no livro 'Contos do Japim', primeiro trabalho individual do escritor e jornalista Ramon Barbosa Franco. Dedicada ao também escritor e jornalista Romulo Nétto, a obra literária tem o selo da Tanta Tinta (Carlini & Caniato Editorial),com sede em Cuiabá (Mato Grosso), e integra o catálogo 2010 da companhia. A capa foi desenvolvida por Marcelo Cabral e o próprio Romulo Nétto, também autor da Tanta Tinta, preparou e revisou os originais. Além de Romulo Nétto, a Tanta Tinta é a editora de Ricardo Guilherme Dicke (1936-2008), considerado por Hilda Hist e Glauber Rocha um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. "Os textos que formam o livro 'Contos do Japim' podem ser interpretados como o esboço inicial de um trabalho literário. Desde a infância escrevia meus continhos, aventuras inspiradas nos filmes do Indiana Jones, nas leituras do gibi Tex e também nos ninjas e samurais japoneses. Na adolescência, li Paulo Coelho e 'O alquimista' despertou em mim a busca pela lenda pessoal. Assim, me vi na perseverança de um dia me tornar escritor", destacou Ramon, que é jornalista em Marília, interior de São Paulo. Antes do primeiro livro individual, o escritor participou de outras três obras coletivas, sendo duas coletâneas (a do V Concurso Municipal de Conto, publicado pela Niterói Livros, e a do concurso estadual Mapa Cultural Paulista 2009-2010, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo) e uma biografia em co-autoria com a jornalista Silvia de Paula, publicada no ano de 2009 pela Poiesis Editora.
"Na minha formação, tanto de leitor, quanto de autor, estão autores brasileiros, como Graciliano Ramos, Marcos Rey e Orígenes Lessa, além de Guimarães Rosa e o meu amigo Romulo Nétto. Foi ele quem me sensibilizou à narrativa concisa e direta, tanto através de nossas conversas semanais, quanto pela sua Trilogia dos Gerais, publicada pela editora Carlini & Caniato", disse.
'O crime de batina', texto inicial de 'Contos do Japim', é um conto policial e, segundo observou Ramon, consiste no resultado da influência de autores ingleses, como Edgar Wallace, Conan Doyle e Agatha Christie, além dos cortes narrativos do norte-americano Edgar Allan Poe e do brasileiro Rubem Fonseca. "Rubem Fonseca e o português José Saramago solidificaram aquilo que começei a buscar a partir da leitura de Paulo Coelho. Li outro dia que o italiano Umberto Eco, autor de 'O nome da rosa', virou para o norte-americano Dan Brown, de 'O código da Vinci', e disse: 'Não é que eu não goste de você - afinal, eu criei você'. Acho que é mais ou menos isso que sinto ao pensar no Rubem Fonseca. Suas narrativas me criaram, me deram um norte. A literatura é assim, esta fluência sem limites. Mesmo sem nunca ter visto pessoalmente Rubem Fonseca ele me ensinou muito. O mesmo sinto pelo José Saramago. Ao receber a notícia de sua morte, no mês passado, parecia que perdia novamente meu avô materno ou um dos meus tios", comentou.
Além de 'O crime de batina', o leitor encontrará 'Trilogia', 'Arribada', 'Nosso Homem na África', 'Um leão entrou em casa', 'O marxista', 'Três minutos' e 'No labirinto'.
O lançamento oficial do livro acontecerá no dia 7 de agosto, durante o evento 'Literatura na calçada', em Cuiabá, entretanto, exemplares estarão disponíveis em livrarias no Estado de São Paulo, e também de Cuiabá. Enquanto não circula pelo Brasil afora, a obra pode ser encomendada pelo site da editora: http://editora-carlini-caniato.blogspot.com/

Contos do Japim
Autor: Ramon Barbosa Franco
Editora Tanta Tinta, Carlini & Caniato Editoral
88 páginas
Gênero: Contos
Preço: R$ 23,90
E-mail da editora: comercial@tantatina.com.br
E-mail do autor: monfranco8@hotmail.com
Blog do autor: http://www.ramonbarbosafranco.blogspot.com/

Capa: Marcelo Cabral

Um comentário:

Marcantonio disse...

Uma bela notícia!

Abraço.