sexta-feira, 11 de junho de 2010

MONÓLOGO DE DON JUAN

Poema vencedor do Prêmio Bahia de Todas as Letras

Para Tirso de Molina, naturalmente

I

Desejo todas as mulheres
antes mesmo de as conhecer,
eu sou o pastor dos poentes,
o que as leva ao amanhecer;

são mulheres de fino trato
com olores e todo aparato

de lobas em pele de santas,
de putas com os seus pudores
e aquela nudez sacrossanta

vestida de lírio e de orvalho,
de lua e luar pro meu malho.

II

Levadas ao vinho e à mesa
de orgulhosas nunca se fazem,
sabem que o pecado é do corpo,
que a alma pura todas trazem;

pois se há abundância de afeto
lógico é dar-lhe o fim correto,

servir a quem delas precise
e delas se fazem cativos
antes que o ardor agonize,

que o fogo repouse no tempo
e a chama se esvaia no vento.

III

Infinitos por natureza
desejo e cobiça prosperam
onde florescem as paixões,
os prazeres que nos esperam,

as manhãs onde o corpo é luz
e exala o aroma que seduz:

a leveza do novo dia
escorre sobre seios fartos
onde, voraz, a alquimia

de dois corpos entrelaçados
louva os valores remoçados.

IV

O amanhã deve ser agora
o avesso da nossa existência,
e dela o que restar será
produto de eterna imanência,

o que fizermos e o que somos
hoje, tudo ao que nos expomos,

pois hoje é o dia do presente,
de olhar nos olhos da verdade
e concordar que se apresente

em cada corpo um novo porto,
ou então, um sedutor morto.

V

No tártaro estarei tranquilo
frente ao meu fatal julgamento,
nenhum drama, nenhuma culpa,
nos ombros nenhum sofrimento

me descobrirá arrependido,
meu olhar no espaço, perdido,

não poderá ser apontado,
pois a mim quase nada importa
ter a muitos desapontado:

se acaso Perséfone encontrar
um beijo seu eu vou roubar.

VI

E se no céu me deparar
não será por força divina,
mas ao certo, por honra e glória
de alguma santa libertina,

alguém que aspire viver,
amar e lutar por prazer,

por um membro sempre ao seu lado,
em riste, bélico, ardiloso,
no corpo de um Eros alado:

a imagem plena do poeta,
o encontro do alvo e sua seta.

Nenhum comentário: